COSTELINHA DE PORCO NA CERVEJA

COSTELINHA DE PORCO NA CERVEJA

Ingredientes

2.5kg de costelinha de porco (com osso e peça para o seu açougueiro separar as mais "carnudas" pq depois de duas horas de forno, a tendência é elas diminuires de tamanho)
- 200gr de bacon defumado, cortado em cubos
- 2 cebolas médias picadas em tiras
- 1 garrafa long neck de cerveja, de preferência escura
- 2 xícaras de caldo de carne aquecido
- 1 folha de louro
- 2 colheres de sobremesa de extrato de tomate
- 2 colheres de sopa de óleo de cozinha
- sal e pimenta

Modo de preparo:

- Pré-aquecer o forno a 180°
- Retire o excesso de gordura da carne
- Tempere com sal e pimenta (em média 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de pimenta)
- Aqueça duas colheres de sopa de oleo em uma panela. Quando o óleo estiver bem quente, doure (bem) as costelas aos poucos (para evitar a superlotação). Reserve a carne que já está dourada em uma assadeira coberta com alumínio.

MODO DE PREPARO:

- Na mesma panela, doure o bacon por cerca de 5 minutos. Adicione a cebola, mexa e deixe fritar até dourar, mais 5 minutos. Adicione o extrato de tomate, frite um pouco, o caldo aquecido, a cerveja e a folha de louro e deixe ferver, mexendo para misturar bem.
- Adicione as costelas ao caldo. Tampe a panela e ferva por 10 minutos
- Devolva a carne, junto com todo o caldo à assadeira, tampe com papel alumínio, coloque no forno e asse por cerca de 1 hora. Retire do forno, vire as costelas e volte para assar, por mais 1 hora.
- Quando a carne estiver macia, retire do forno, separe as costelas em um local aquecido (por exemplo, forno DESLIGADO e semi-aberto) e coloque o caldo de volta na panela para engrossar/reduzir (se estiver grosso o suficiente quando você tirá-lo do forno, pule esta etapa. Se estiver é muito grosso, adicione um pouco de água, cozinhando e mexendo para misturar)

- Retire a folha de louro e adicione sal se necessário. Sirva as costelas com molho pincelado sobre elas.

Comentários