Seguidores

quarta-feira, 17 de junho de 2015

PANELAS DE BARRO

Panelas de barro

   A confecção de panelas de barro no Brasil tem uma tradição de 400 anos no Espírito Santo, tendo sido iniciada pelos índios e atualmente produzidas pela população local de forma mais rústica. Depois de confeccionadas são queimadas em fogueiras feitas ao ar livre. Ainda quentes são recobertas por tanino que dá a coloração característica da panela.

   Não existem estudos sobre a migração de substâncias tóxicas destas panelas para os alimentos.

   Antes de usar pela primeira vez, a panela de barro deve ser curada com óleo para impermeabilizá-la. Há quem a deixe de molho em água fervente, em banho-maria, por 20 minutos. Técnica útil também para eliminar odores.

   DICA: para evitar rachaduras, recomenda-se esperar a panela esfriar antes de lavá-la, o que deve ser feito sempre com esponja macia e detergente neutro.

   Eu sou apaixonada por esse tipo de panela. E não tenho dificuldades em usá-la, demora um pouco mais para aquecer, mas o sabor dos alimentos é maravilhoso.


   Sempre faço arroz com frango na panela e, no caso de arroz, eu recomendo desligar um pouco antes de secar toda água. Já que ela conserva o alimento quente por mais tempo. Também muito boa para peixes e caldos.

   Eu indico e tenho certeza após experimentar um alimento feito na panela vai querer usá-la todos os dias!





Postar um comentário