CUTÍCULA: DEVEMOS OU NÃO TIRAR?



APRENDA AS CINCO BOAS RAZÕES PARA MANTÊ-LAS:


             A cutícula é uma barreira natural de proteção das unhas. É recomendado não tirar as cutículas profundamente, nem cutucá-las já que o hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, causando deformações e até problemas mais graves como inflamação por agentes contaminadores.



MOTIVOS PARA NÃO TIRAR A CUTÍCULA:


1. Se você trabalha com produtos químicos sem proteção nas mãos, saiba que há agentes nocivos presentes nesses produtos químicos que fazem com que a pele fique mais ressecada e as cutículas com aspecto áspero. Assim, o ideal é uma boa hidratação das cutículas do que sua remoção. Não se esqueça de que a cutícula cria uma película protetora.

2. A cutícula é importante para a proteção da matriz das unhas, garantindo que não ocorra a entrada de fungos e bactérias que podem causar infecções. Sem as cutículas as mãos ficam expostas o tempo todo a contaminações.

3. Pessoas que ficam muito tempo com as mãos molhadas é aconselhado a não retirar a cutícula, pois infecções nas unhas podem surgir, além de micose no cando das unhas.

4. O alicate usado na retirada da cutícula pode transmitir uma série de doenças infecciosas como a hepatite e HIV, e jamais deve ser compartilhado com outras pessoas. Recomenda que você tenha seu próprio alicate para levar a manicure além da espátula e lixa.

5. Com as cutículas intactas, seus dedos não vão ficar mais desfiando "pelinhas" depois de fazer as unhas. Lembre-se de manter as mãos sempre bem hidratadas. Se você não retirar a cutícula a pele ao redor das unhas ficará mais discreta e com cara de recém feitas por mais tempo.






Comentários