FARINHA DE BERINJELA

Quais são seus benefícios? Funciona? Como usar?

A berinjela é um dos alimentos mais utilizados em dietas para perder peso.

A berinjela não possui gorduras, zero de colesterol e com apenas 20 calorias a cada 100 gramas.
Apenas uma fatia da berinjela fornece 10% de nossas necessidades de fibras diárias.
Então quanto maior o consumo de fibras, menor o acúmulo de gordura visceral, ou seja, aquela gordura que fica entre os órgãos abdominais, que formam o famoso "pneuzinho".

Cientificamente comprovada a farinha de berinjela possui 40% de fibras solúveis em sua composição. Por isso, é 100% funcional, pois as fibras geram saciedade, diminuindo a fome e evitando a compulsão alimentar.

Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que mulheres que consumiram esse alimento tiveram redução comprovada na gordura abdominal.

Na experiência, um grupo de mulheres obesas entrou em programa de reeducação alimentar. Metade consumiu 14 gramas de farinha de berinjela por dia, a outra não. Em dois meses, o primeiro grupo perdeu em média 6 quilos, enquanto o segundo perdeu apenas 3 quilos.

Podemos encontrar a farinha de berinjela em supermercados e em mercados naturais.

Mas muito cuidado porque a suplementação com farinha de berinjela deve estar associada a uma dieta equilibrada e a prática de atividade física.


COMO USAR A FARINHA DE BERINJELA?

Pode ser consumida no café da manhã, em cereal matinal, com frutas ou sucos. 
Pode ser misturadas com iogurtes.
Pode ser salpicada sobre as refeições, saladas, omelete ou sopas, etc.
Existe uma variedade enorme de como usar.


QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?


AJUDA A EMAGRECER porque ela AUMENTA A SACIEDADE, porque quando consumimos uma quantidade adequada de água, elas se transformam em um gel em nosso estômago, tornando a digestão mais lenta e aumentando a distensão da parede do órgão, dois mecanismos que informam ao nosso corpo que estamos satisfeitos. Com isso, nos alimentamos menos e consequentemente ingerimos menos calorias do que antes, provocando o emagrecimento.

AJUDA A EMAGRECER porque ela REDUZ A GORDURA CORPORAL, esse gel formado no bolo alimentar faz com que a glicose dos alimentos ingeridos juntamente com a farinha de berinjela seja liberada lentamente na corrente sanguínea. O hormônio responsável por colocar esse nutriente para dentro das células é a insulina, mas ele também é culpado pelo acúmulo de gordura no corpo quando circula em altas quantidades no nosso organismo. Se a insulina for liberada lentamente, acumulamos menos gordura no tecido adiposo, o que também resulta em menor ganho de peso.

AJUDA A EMAGRECER porque ela CONTROLA A COMPULSÃO POR DOCES, ao evitar o pico glicêmico, previne-se também a queda brusca de glicose no nosso sangue. O problema dessa baixa é que o corpo sente uma necessidade em repor esse nutriente rapidamente, e o melhor meio para isso é o consumo de carboidratos simples como o açúcar e o trigo. Nota-se que a insulina em excesso torna o triptofano mais facilmente absorvido pelo cérebro, causando maior sensação de bem estar por ser precursor da serotonina. Não obstante, quando a dose está muito alta, o corpo começa a "pedir" por mais fontes desse aminoácido, como o chocolate - que não é um vilão, desde que consumido na versão meio amarga e em baixas quantidades. Mas o resultado é o mesmo: maior produção de insulina, aumento do acúmulo de gordura no tecido adiposo e, em consequência, quilos a mais.

AJUDA OS DIABÉTICOS. Quanto mais produzimos insulina, mais resistentes alguns órgãos do nosso corpo ficam a sua ação, portanto, é preciso cada vez mais quantidades do hormônio para colocar para dentro das células a mesma quantidade de glicose. O que gera um quadro chamado de resistência a insulina. Com o tempo, se nada for feito para corrigir isso, ou seja, se o indivíduo continuar tendo picos glicêmicos, o problema evoluirá para o diabetes tipo 2. Em razão disso é muito importante a inclusão de alimentos ricos em fibras, como a farinha de berinjela, já que ela aumenta os intervalos de envio da glicose para o nosso sangue.

AJUDA A REDUZIR AS GORDURAS NO SANGUE. No estudo feito pela UFRJ, além de maior emagrecimento nas mulheres que consumiam a farinha de berinjela, foi verificada uma redução da gordura no sangue, como o colesterol total, colesterol LDL e triglicérides. Isso pode ser explicado através de alguns mecanismos. O primeiro é que, assim como a absorção da glicose é retardada pelo gel formado pelas fibras, o colesterol também é enviado em quantidades menores par ao nosso sangue, reduzindo as quantidades totais desse nutriente. Assim as fibras específicas da berinjela atuam nos sais bilares, essenciais para a absorção do colesterol. Por fim, a presença de vitamina B3 (niacina) aumenta o transporte reverso do colesterol, realizado pelo HDL (colesterol bom), ou seja, pode aumentar em até 30% esta taxa.

AJUDA A MELHORAR O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO. Porque o mesmo gel formado pelas fibras também ajuda o bolo alimentar a transitar melhor, aprimorando o transito intestinal. Além disso, elas têm uma função prebiótica: as fibras sobrem fermentação completa ou parcial no intestino grosso, que é realizada por bactérias benignas, o que estimula o crescimento da microbiota (flora intestinal) e incentiva uma atividade intestinal saudável.


AJUDA A AUMENTAR A IMUNIDADE. Ao estimular as bactérias amigas do intestino, as defesas do nosso corpo também são reforçadas, já que 60% das nossas imunoglobinas estão nele.Além disso os ácidos graxos de cadeia curta resultantes da digestão das fibras impedem com que as bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, evitando que elas infectem o corpo todo.


A farinha de berinjela É RICA EM ANTIOXIDANTES. A casca da berinjela deve sua coloração arroxeada aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade, devido a sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações. Ao que tudo indica e alguns estudos comprovam, quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela preserva esses nutrientes, colaborando dessa forma com a nossa saúde.

Comentários